Sustentabilidade

    Toolkit APECOM

Sustentabilidade

A Agenda 2030 e o Setor da Comunicação 

A sustentabilidade está na agenda das empresas. E o sector da comunicação não é exceção.

A Agenda 2030, que foi acordada em 2015 pelos 193 estados membros das Nações Unidas, integra os 17 objetivos de Desenvolvimento Susutentável (ODS), traduzindo-se em 169 metas, a serem cumpridas até ao ano 2030.

Objetivos Desenvolvimento Sustentável

A promoção de práticas e ações com o objetivo de proporcionar a sustentabilidade nas suas 5 dimensões - Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias, integra hoje as estratégias do negócio de muitas empresas, traduzindo-se paralelamente na transmissão de confiança e de segurança aos investidores, e numa cooperação ativa com as partes interessadas.

O público financeiro passou a preocupar-se com os critérios de sustentabilidade ESG – Environmental, Social and Governance,, que se tornaram indicadores vitais  para a solidez da reputação das empresas e para o sucesso do negócio a longo prazo.

Os negócios têm atualmente um propósito além do lucro, e devem desempenhar um papel essencial na melhoria da sociedade, incluindo o avanço das oportunidades económicas e a promoção de práticas comerciais justas.

Em 2024, a União Europeia espera que 35% das empresas na Europa estejam a implementar os seus projetos com impacto nos setores onde operam, contribuindo para o cumprimento das metas para alcançar uma Europa sustentável.

Pensar sobre o caminho para a sustentabilidade,  estar atento às mudanças geoestratégicas que ocorrem no mundo, e compreender o impacto sobre as organizações, o negócio e as pessoas, começa a ser um desafio permanente da gestão.

A contribuição empresarial é por isso fundamental para o futuro sustentável, e a sustentabilidade não é mais uma questão de gestão individual da empresa, mas sim de todos os sectores da economia e da industria. O sector da comunicação não pode ser exceção!

Sustentabilidade  – Como pôr em prática ?

“A sustentabilidade tornou-se orientada pela estratégia. Uma quantidade crescente de pessoas dentro das empresas estão a gerir os seus negócios com a sustentabilidade em mente. “

Quem o afirma é HANS DAEMS, CSR Europe Chairman

São várias as organizações que disponibilizam recomendações e guias práticos para a integração da sustentabilidade na estratégia das operações e cultura organizativa.

Cada um dos modelos difere em âmbito e abordagem, e saber quais as soluções a adotar, pode ser uma tarefa difícil.

Antes de tomar a decisão sobre o modelo de integração, pode ser útil realizar ou revisitar o posicionamento da empresa, com recurso ao framework dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

  • Alinhamento das atividades da empresa com a linguagem ODS
  • Identificar novas oportunidades de negócio com base nos ODS
  • O desenvolvimento sustentável como motor de crescimento do negócio
  • Alinhamento das metas da empresa com os ODS
  Em curso Potencial
Alinhar o Reporting e a Comunicação: "Traduzir" as prioridades e atividades da empresa ou organizalção em "linguagem ODS" com a perspetiva de comunicar mais eficazmente com os stakeholders    
Revisitar as Prioridades da Empresa: Usar o framework dos ODS em processos estratégicos para identificar novas prioridades.    
Fortalecer o Mindset de oportunidade: Posicionar internamente o desenvolvimento sustentável como motor de crescimento e inovação.    
Definição de metas de dentro para fora: Alinhar as metas e alvos da empresa ou organização com os ODS, mesmo que o caminho para alcançar esses alvos seja atualmente desconhecido    

Como desenvolver uma cultura de sustentabilidade?

A sustentabilidade no sector da comunicação refere-se à capacidade de desenvolver as atividades por um longo período de tempo, levando em consideração critérios sociais, económicos e ambientais, que garantam paralelamente a continuidade do negócio, a credibiidade e a boa imagem das empresas.

Ser sustentável significa ser responsável perante as novas gerações, promovendo relações sociais saudáveis e evitando acabar com recursos que demoraram séculos a formar-se.

Uma cultura de sustentabilidade é alcançada quando todos os colaboradores da empresa internalizam os valores sociais, económicos e ambientais da sustentabilidade.

É inviável colocar em prática uma gestão sustentável se os colaboradores não contribuírem com a sua parte neste desafio. Os colaboradores devem ser vistos como elementos essenciais deste processo.

Os colaboradores devem estar sensibilizados para a necessidade de incorporar práticas sustentáveis na empresa, mas também nas suas rotinas pessoais.

Nesse sentido, a APECOM sugere que a gestão organize sessões internas de sensibilização, e use a comunicação para divulgar e instruir os colaboradores a praticarem a sustentabilidade.

10 Baby Steps para implementar na sua empresa

Uma empresa sustentável é aquela que idealiza e coloca em prática,  a conservação dos recursos esgotáveis da sociedade em que vive e, ainda assim, amplia seus negócios.

Uma empresa que atua de forma sustentável deverá considerar os três pilares que devem coexistir e interagir entre si, de modo harmonioso. O Social, o Económico e o Ambiental.

  1. Os espaços de trabalho
    Começar pelo espaço de trabalho da empresa, pode ser um bom inicio.
    São muitas as estratégias necessárias para transformar as atividades empresariais em espaços mais sustentáveis.  Aproveitamento da luz solar, utilização de materiais biodegradáveis ou reutilizáveis, economia de recuros energéticos, redução dos consumos de água e papel.
    O aproveitamento dos recursos próximos, implementar os princípios da economia circular e gerir ecologicamente os transportes, são outros bons exemplos, para quem deseja começar amanhã.
  2. Parcerias sustentáveis
    Não adianta apenas aplicar práticas que ajudam o meio-ambiente dentro da empresa se por fora, você tem parceiros que são acusados de utilizar bens ou serviços que prejudicam a natureza.
    Procure parcerias que partilhem o mesmo objetivo.
  3. Tratamento do lixo
    Separar o lixo é um dever de todos, e da empresa também.
    Além de separar o reciclável do não reciclável, é preciso separá-los pelo material de fabricação. Por exemplo, plásticos, vidros, metais e papéis devem ser colocados em locais diferentes.
    Sendo assim, instale no local de trabalho caixotes com separação de lixo. Além de ajudar o meio-ambiente, a sua empresa facilitará o trabalho da recolha de lixo, administrados pelos câmaras municipais.
  4. Elimine o plástico
    Se a sua empresa ainda utiliza copos descartáveis, procure substituí-los por alternativas ecológicas.
    Incentive seus colaboradores a trazerem canecas ou garrafas de suas casas para utilizar no local de trabalho quando precisam. Copos de plásticos, além de causarem danos ao meio-ambiente, implicam custos extras que podem ser eliminados.
  5. Elimine o papel
    Trocar o papel por programas digitais também é outra forma eficiente de tornar a empresa sustentável. Além de diminuir o desperdício, ajuda a reduzir os custos com consumíveis.
    Aposte na tecnologia e incentive a utilização de devices para anotar reuniões, avisos, e informações relacionadas com o trabalho de cada um.
  6. Utilize fontes de energias renováveis
    É possível utilizar energias renováveis na sua empresa.  Uma das boas práticas que tem vindo a crescer é o recurso à fonte de energia solar.
    A instalação de placas solares para fornecer energia para o espaço de trabalho mostra-se eficiente e pode, inclusive, contribuir para uma redução dos custos com energia.
  7. Consumo consciente
    Caso não seja possível eliminar de vez o uso de papel, incentive o consumo consciente deste produto apenas quando necessário.
    A mesma ideia aplica-se à iluminação, por exemplo. Otimize o consumo de energia e invista em lâmpadas LED, e incentive a equipa a desligar o ar condicionado e as luzes quando ninguém estiver a usar.
  8. Transportes alternativos
    A integração e a cooperação entre os colaboradores também tem ligação com a sustentabilidade social da empresa.
    Incentive a partilha de viaturas. Incluir um dia da bike na ida ao trabalho também é válido.
    Tudo isto são propostas de apelo à conscieência. A empresa não pode obrigar os seus colaboradores a isso, embora a diminuição na emissão de carbono seja importante para todos nós.
  9. Estratégias de comunicação verde
    Se o ambiente de trabalho é  importante, pensar na forma como trabalha com o seu cliente, também.
    As estratégias de comunicação com empresas comprometidas com a sustentabilidade, devem também visar conscencializar toda a sociedade.
    Comunicar sustentabilidade significa partilhar as boas práticas entre os colaboradores, parceiros e fornecedores, e levar ao conhecimento destes, as preocupações e o posiconamento das empresa face aos desafios da sustentabilidade.
  10. A sustentabilidade como métrica de avaliação de desempenho
    Como está a sua empresa relativamente a projetos sustent+aveis, aplicados à comunicação?
    Inclua na avaliação do desempenho individual e coletivo de sua equipa a contribuição da sua atividade para o desenvolvimento susutentavel.
    Estamos a reduzir o papel? Copos descartáveis? Estamos alinhados relativamente ao mercado? O que podemos melhorar na nossa empresa para um futuro mais promissor?

LINKS COM INTERESSE:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.