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A Agenda 2030 e o Setor da Comunicação A sustentabilidade está na agenda das empresas. E o sector da comunicação não é exceção. A Agenda 2030, que foi acordada em 2015 pelos 193 estados membros das Nações Unidas, integra os 17 objetivos de Desenvolvimento Susutentável (ODS), traduzindo-se em 169 metas, a serem cumpridas até ao ano 2030. A promoção de práticas e ações com o objetivo de proporcionar a sustentabilidade nas suas 5 dimensões - Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias, integra hoje as estratégias do negócio de muitas empresas, traduzindo-se paralelamente na transmissão de confiança e de segurança aos investidores, e numa cooperação ativa com as partes interessadas. O público financeiro passou a preocupar-se com os critérios de sustentabilidade ESG – Environmental, Social and Governance,, que se tornaram indicadores vitais para a solidez da reputação das empresas e para o sucesso do negócio a longo prazo. Os negócios têm atualmente um propósito além do lucro, e devem desempenhar um papel essencial na melhoria da sociedade, incluindo o avanço das oportunidades económicas e a promoção de práticas comerciais justas. Em 2024, a União Europeia espera que 35% das empresas na Europa estejam a implementar os seus projetos com impacto nos setores onde operam, contribuindo para o cumprimento das metas para alcançar uma Europa sustentável. Pensar sobre o caminho para a sustentabilidade, estar atento às mudanças geoestratégicas que ocorrem no mundo, e compreender o impacto sobre as organizações, o negócio e as pessoas, começa a ser um desafio permanente da gestão. A contribuição empresarial é por isso fundamental para o futuro sustentável, e a sustentabilidade não é mais uma questão de gestão individual da empresa, mas sim de todos os sectores da economia e da industria. O sector da comunicação não pode ser exceção! Sustentabilidade – Como pôr em prática ? “A sustentabilidade tornou-se orientada pela estratégia. Uma quantidade crescente de pessoas dentro das empresas estão a gerir os seus negócios com a sustentabilidade em mente. “ Quem o afirma é HANS DAEMS, CSR Europe Chairman São várias as organizações que disponibilizam recomendações e guias práticos para a integração da sustentabilidade na estratégia das operações e cultura organizativa. Cada um dos modelos difere em âmbito e abordagem, e saber quais as soluções a adotar, pode ser uma tarefa difícil. Antes de tomar a decisão sobre o modelo de integração, pode ser útil realizar ou revisitar o posicionamento da empresa, com recurso ao framework dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Como desenvolver uma cultura de sustentabilidade? A sustentabilidade no sector da comunicação refere-se à capacidade de desenvolver as atividades por um longo período de tempo, levando em consideração critérios sociais, económicos e ambientais, que garantam paralelamente a continuidade do negócio, a credibiidade e a boa imagem das empresas. Ser sustentável significa ser responsável perante as novas gerações, promovendo relações sociais saudáveis e evitando acabar com recursos que demoraram séculos a formar-se. Uma cultura de sustentabilidade é alcançada quando todos os colaboradores da empresa internalizam os valores sociais, económicos e ambientais da sustentabilidade. É inviável colocar em prática uma gestão sustentável se os colaboradores não contribuírem com a sua parte neste desafio. Os colaboradores devem ser vistos como elementos essenciais deste processo. Os colaboradores devem estar sensibilizados para a necessidade de incorporar práticas sustentáveis na empresa, mas também nas suas rotinas pessoais. Nesse sentido, a APECOM sugere que a gestão organize sessões internas de sensibilização, e use a comunicação para divulgar e instruir os colaboradores a praticarem a sustentabilidade. 10 Baby Steps para implementar na sua empresa Uma empresa sustentável é aquela que idealiza e coloca em prática, a conservação dos recursos esgotáveis da sociedade em que vive e, ainda assim, amplia seus negócios. Uma empresa que atua de forma sustentável deverá considerar os três pilares que devem coexistir e interagir entre si, de modo harmonioso. O Social, o Económico e o Ambiental.
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