28/10/2022
Rebranding esteve a cargo do designer Nuno QuartinNo âmbito do seu processo de reposicionamento a APECOM tem uma nova imagem que se apresenta como uma consequência natural do reposicionamento que a nova direção está a operar na associação e que resulta diretamente da evolução significativa do setor das relações-públicas e comunicação nos últimos anos. Temos assistido a uma forte modernização do setor que é, hoje, mais robusto, complexo e completo integrando novas disciplinas, novos paradigmas da comunicação e novas empresas. Para a Presidente da Direção da APECOM Maria Domingas Carvalhosa ‘Sempre foi missão desta nova Direção caminhar no sentido de constituir uma APECOM ainda mais representativa e inclusiva, integrando empresas de diferentes dimensões e de distintas áreas da comunicação, eliminando uma perceção histórica que associa a atividade à tradicional assessoria de imprensa. Esse já não é o retrato fiel das consultoras de comunicação e do setor.’ Refere ainda que ‘para além da consultoria de comunicação e assessoria de imprensa, pretendemos dar voz a outros segmentos relevantes, desde a produção de conteúdos na ótica da comunicação, ao design e ativação de marca, sem esquecer as empresas de social media, de representação de influenciadores e de organização de eventos. Por outro lado, pretendemos que empresas mais pequenas e de nicho tenham representatividade.’ No âmbito deste reposicionamento, a Direção sentiu também uma necessidade de atualização e modernização da associação através do reforço de responsabilidades dos seus membros, no sentido de se conseguir um acompanhamento mais focado e segmentado. Desta forma, a direção irá reforçar o seu trabalho sobretudo nas áreas de promoção do conhecimento e formação, promoção de códigos de ética, defesa de uma regulação forte e adequada para o setor e uma adaptação aos novos códigos de sustentabilidade e de responsabilidade social. Com este reposicionamento, que está por trás do racional da nova imagem da APECOM, estarão criadas condições para um desenvolvimento mais sustentável do setor da comunicação em Portugal e um maior alinhamento com as melhores práticas internacionais, o que conduzirá necessariamente a um maior reconhecimento, por parte do tecido empresarial português, dos verdadeiros benefícios, para a economia e para a sociedade em geral, ,do valor criado pelas empresas de comunicação em Portugal.,
Nuno Quartin assenta o conceito da marca APECOM no ‘ The Dot ‘ Nuno Quartin, Partner e Brand Director da RODA – Creative Human Colective foi o responsável pelo conceito criativo e pelo design do rebranding da marca APECOM que fez assentar no ‘ponto’ existente no anterior logotipo da marca. Na história da Humanidade, tudo é referenciado por um ponto e a sua comunicação, ao longo da evolução, tem também por base um ponto. O ponto de partida ou o ponto de chegada, o ponto azul ou o amarelo, do ponto A ao ponto B, o ponto de exclamação, o ponto de interrogação… somos um ponto no universo. Os pontos interagem, conectam-nos...Os pontos que fazem o alfabeto Braille,o código morse. Pode ser o dia (Sol) e pode ser a noite (Lua)....e tantos outros pontos. Os pontos unem-nos, fazem parte de nós. Na APECOM, os pontos de referência, são aqueles que fizeram desta instituição um conector com todos os associados, independentemente da área ou âmbito das responsabilidades e setores em que operam. Olhando para o futuro e estando já estabelecidos como um ponto de referência, a nossa responsabilidade será olhar para todos os pontos à nossa volta de forma a reforçar o nosso ADN criado há mais de 25 anos. Na APECOM, a comunicação é o nosso ponto de encontro. Vídeo de apresentação aqui |