Estudo Anual do Setor APECOM

10/12/2025

Estudo Anual do Setor APECOM

Consultoras de comunicação e relações-públicas faturam 128 milhões em 2024

O setor das agências de comunicação em Portugal deverá ter registado um crescimento de cerca de 2,6% no volume de negócios em 2024, quando comparado com 2023, num total de 128,1 milhões de euros.

Esta é uma das conclusões do estudo desenvolvido pela Informa D&B para a APECOM - Associação Portuguesa das Agências de Comunicação, englobando dados de um total de 136 empresas ativas cuja atividade está diretamente relacionada com a comunicação, relações-públicas e public affairs em Portugal.

Os valores de 2024 ainda são estimados dado que cerca de 14 empresas do universo de consultoras analisadas ainda não apresentaram as contas relativas a esse exercício fiscal, tendo-se para efeito de analise mantido os valores registados no último exercício disponível.

As exportações do setor terão registado um crescimento para 13,8 milhões de euros (11% do volume de negócios total), num total de 75 empresas exportadoras.

No que concerne à rentabilidade, os lucros registaram um crescimento de 12%, num total 9,6 milhões de euros (margem líquida de 7,6%).

Ao nível de emprego, as 136 empresas registaram um crescimento de quadros na ordem dos 3,4%, para um total de 1361 profissionais em 2024, representando um gasto em remunerações de 30 milhões de euros. Registe-se que 70% dos profissionais do setor da comunicação é composto pelo género feminino, sendo 38% em cargos de gestão e liderança;

Os dados demonstram ainda que 53% das empresas do setor têm um nível elevado ou médio-alto de resiliência financeira, sendo de 87% as que têm um risco mínimo de encerrar devido a dívidas a liquidar.

Os dados do estudo da Informa D&B para a APECOM revela que o setor de comunicação em Portugal mantem-se dinâmico e em crescimento, mostrando que 1/3 das empresas esteve em expansão durante os últimos 3 anos;

Entre outros dados mais relevantes deste estudo destacam-se:

  • 53% das empresas tem um nível de resiliência financeira elevado e medio-alto;
  • 87% das empresas tem um risco de “failure” reduzido e mínimo;
  • Apenas 16% das 136 empresas de comunicação são empresas familiares;
  • O setor de comunicação depende cada vez menos da contratação pública, com apenas com 950 contratos no período 2020-2025, que representam apenas 9% da sua faturação

ESTUDO ANUAL DO SETOR APECOM

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.